Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 20 • • Nº 37

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Diretoria de Publicações: inovações e conquistas

  • Em ano de pandemia, acesso a publicações científicas internacionais enriquecem conversas e debates entre os psicanalistas.

Nesse um ano e meio de pandemia, a Diretoria de Publicações da SPPA manteve-se bastante atuante, principalmente nas atividades que permitiram funcionamento virtual.

A diretora da pasta, Lúcia Thaler, constata que “apesar das limitações impostas pela realidade, a maior parte das Comissões da Diretoria continuou ativa e criativa”. A Comissão do Jornal da SPPA, inovou por meio da modificação do layout do periódico, conferindo-lhe um feitio mais moderno, no formato de newsletter, que os leitores estão podendo apreciar. A edição do Jornal costumava ser semestral e precisou ser reduzida para anual em 2020, em função de adequação orçamentária. “Para esse ano de 2021, decidiu-se introduzir a novidade – em sintonia com um movimento que tem sido adotado em inúmeros jornais e periódicos – de abolir a publicação em papel e mantê-la apenas no formato on-line. Além de ser menos dispendiosa, essa alternativa está em conformidade com os objetivos contemporâneos de sustentabilidade”, afirma a diretora de Publicações.

A Revista de Psicanálise também está de parabéns, reconhece Lúcia. “Nos últimos tempos, a Revista apresentou algumas importantes evoluções. Seguindo a tendência das publicações científicas internacionais, ela aderiu, no final de 2020, ao sistema de publicação em fluxo contínuo, promovendo rapidez na disponibilização dos artigos on-line na medida em que vão sendo editorados, o que contribui para tornar mais ágil a divulgação dos trabalhos dos autores e o acesso dos leitores aos conteúdos estudados”. Outro avanço fundamental – e que muito orgulha a SPPA – foi a aquisição da classificação da Revista para Qualis B1 no quadriênio 2017-2020, chegando ao nível mais alto de relevância nacional que um periódico científico pode atingir. Os muitos anos de dedicação à qualidade editorial e à consistência de conteúdo refletiram diretamente na avaliação feita pela CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão encarregado de atribuir esses conceitos de relevância científica aos periódicos.

O Clube de Revista, uma Comissão da Diretoria de Publicações exclusiva para os membros da Sociedade, foi modificado no ano passado, vindo a acontecer de forma on-line, da mesma forma que todas as demais atividades científicas da SPPA. No Clube, uma vez por mês, costuma-se debater um artigo psicanalítico escolhido pela Comissão. “Desde o ano passado, observou-se a elevação significativa do número de colegas participantes, o que possivelmente deve ser atribuído ao fato de o encontro ser agora virtual, tornando o acesso dos membros literalmente ao alcance das mãos. As reuniões têm versado primordialmente a respeito de artigos da Revista da SPPA, algo que, além de prestigiar o periódico da casa, possibilita muitas vezes contar com a presença enriquecedora dos próprios autores no debate”, acrescenta Lúcia. Além disso, para cada reunião, a Comissão escolhe também um comentarista que introduz a discussão. “Essas reuniões do Clube de Revista têm se caracterizado por um clima de grande interesse, assim como propiciam agradáveis conversações científicas entre os psicanalistas”, conclui.

O Boletim Eletrônico segue sendo publicado nas terças e quintas-feiras, mantendo-se como um importante meio de comunicação da Diretoria com seus membros, bem como divulgando as atividades e notícias relevantes tanto da SPPA quanto da FEBRAPSI, FEPAL e IPA, além das atividades promovidas por outras instituições ligadas à psicanálise.

Atualmente, a Coleção de livros psicanalíticos que a SPPA costuma publicar em parceria com a Editora Dublinense encontra-se temporariamente suspensa devido às limitações financeiras impostas pela pandemia à editoração de livros. As atividades realizadas pelas Comissões de Biblioteca e de Memória estão no aguardo do retorno às atividades na sede da SPPA, pois necessitam ser realizadas de forma presencial.