Autores
Diretoria científica traz nomes de relevância internacional
Trabalho tem foco em debates interdisciplinares na SPPA
Daniel Everett, professor da Bentley University, falou sobre As origens da linguagem
A abertura do Ano Científico 2021 ocorreu na manhã do dia 13 de março (sábado) com a presença on-line do linguista e antropólogo Daniel Everett. Professor da Bentley University, Massachusetts, ele falou sobre As origens da linguagem para uma plateia virtual composta por mais de 500 profissionais de todo o Brasil e de diversas outras áreas, além da psicanálise.
O diretor da Científica, psicanalista Maurício Marx e Silva, explica que parte do sucesso do evento deve-se ao fato de que o professor Everett “vem causando um abalo no mundo da linguística e áreas afins ao questionar, a partir de suas pesquisas com línguas de povos amazônicos com os quais viveu muitos anos, o dogma dominante de Noam Chomsky de que a linguagem humana teria uma estrutura gramatical inata derivada de mutações exclusivas do Homo Sapiens e recentes do ponto de vista evolucionário”.
Até o final do ano, em data a ser definida, Everett “estará conosco novamente para falar sobre o seu livro A Matéria Escura da Mente – o inconsciente articulado culturalmente, no qual apresenta outro tema, sua teoria da black matter of the mind, de grande interesse para psicanalistas e também para outras áreas da cultura”, antecipa o diretor.
Em relação à pandemia, a SPPA promoveu eventos vinculados a diversas áreas. A Diretoria Científica realizou uma atividade interna para refletir sobre os impactos da pandemia que completou um ano: foram três encontros internos, sob a coordenação de Juarez Cruz, Maria Lucrécia Zavaschi e José Carlos Calich, para debater as dificuldades encontradas devido à covid-19.
As Quintas Científicas seguem reunindo um bom público a cada mês, desde março e com agenda completa até dezembro.
Em abril, a Atividade Preparatória para o Congresso FEBRAPSI contou com a participação dos presidentes e diretores científicos da Federação e da SPPA, além de convidados como Neusa Knijnik Lucion e Ruggero Levi. Também estiveram presentes membros de diversas sociedades e grupos de todo o Brasil.
Em julho, no Sábado Científico 100 anos de Psicologia das Massas – O Futuro de uma Polarização reuniu Kátia Jung da SPPA e Arthur de Oliveira Bueno, PhD, professor de filosofia e sociologia da Universidade de Frankfurt.
E, para o final do ano, já estão previstas webinars em homenagem aos psicanalistas Luiz Carlos Mabilde e Marlene Araújo, falecidos neste ano.